segunda-feira, 30 de junho de 2008

CLARICE FOTOBIOGRAFIA


Na tradicional visita a livraria deparei-me e de imediato me apaixonei com o livro "Clarice Fotobiografia", trata-se de uma maravilhosa fotobiografia de Clarice Lispector, organizada por Nádia Batelle Gotlib, professora da USP e reconhecida como uma das maiores especialistas na obra de Clarice Lispector. O livro possui cerca de 800 imagens da escritora, com anotações, trechos manuscritos de obras, documentos pessoais, cartas que Clarice escreveu e recebeu, capas de seus livros, depoimentos de parentes e amigos e reproduções de entrevistas que concedeu. Esse livro já faz parte do meu acervo e a cada página é uma viagem no tempo e no universo mágico e inteligente dessa escritora sempre desafiadora e provocadora em suas reflexões. Recomendo, pela sensibilidade e pela história de vida.
Dentre tantos, um trecho marcante, pela saudade:
"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
Clarice Lispector nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1.920, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Faleceu, no Rio de Janeiro/RJ, no dia 9 de dezembro de 1.977, um dia antes do seu 57° aniversário.

4 comentários:

Ana Paula Siqueira disse...

Nossa!!
Ela nasceu um dia antes de mim.. dez anos antes, claro !
Que livro lindo!!
Adorei esse trecho da saudade!
beijos, meu amigo do peito!

Carla Calhau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Calhau disse...

Adorei.!!
Não consegui deixar de ler nada..
Como Ana Paula, achei lindo esse trecho da saudade!
Com certeza estarei sempre aqui...
Beijo.

Aníbal Júnior disse...

Olá Carla,

Que bom que vc tenha adorado o blog Resistências Culturais. Isso revela mais ainda a sua sensibilidade e gosto refinado.

Que bom que vc e Ana tenham gostado do texto da saudade.

Ana, vc esqueceu de dize o ano e as respectivas diferenças temporais. rs rs

Beijos para vc duas