sábado, 24 de janeiro de 2009

A VIOLA - OS VIOLEIROS DO BRASIL (LIVRO E DVD)





VIOLA: Instrumento popular surgido no século 13 e que os portugueses trouxeram para o Brasil em suas primeiras viagens, a viola se alojou especialmente no interior do país mantendo a característica que trouxe do berço: traduzir em música as alegrias e tristezas do povo.
VIOLEIROS DO BRASIL - Livro e DVD: Com mais de trinta anos dedicada à produção e pesquisa em música brasileira, a produtora cultural Myriam Taubkin lançou o livro e o DVD Violeiros do Brasil, projeto que concebeu e realizou, onde expõe em textos e imagens preciosidades do universo da viola e de onze de seus mais destacados instrumentistas.


Os extraordinários praticantes da viola retratados no livro e DVD são: Adelmo Arcoverde, Almir Sater, Braz da Viola, Ivan Vilela, Passoca, Paulo Freire, Pena Branca, Pereira da Viola, Roberto Correa, Tavinho Moura e Zé Mulato & Cassiano.


O livro e o DVD Violeiros do Brasil poderão ser adquiridos, juntos ou separadamente, no site:
Também podem ser encontrados nas principais livrarias e lojas de cds/dvds do país.


O livro Violeiros do Brasil tem prefácio da grande Inezita Barroso, fotos de Angélica Del Nery, coordenação editorial de Adriana Amback e Myriam Taubkin, projeto gráfico de Teresa Maita e Roberta Asse, produção de Luana Gorayeb. O livro também presta um serviço aos interessados no assunto: lista em verbetes e contatos os violeiros e luthiers em atividade no Brasil, uma pesquisa de Rafael Marin. São 238 páginas no formato 25cm x 18cm, impresso em cinco cores.




O DVD Violeiros do Brasil tem fotografia, edição e direção de Sérgio Roizenblit; entrevistas por Myriam Taubkin, Sérgio Roizenblit e Angélica Del Nery; som direto, gravações e mixagem por Clement Zular, Áudio Portátil; projeto gráfico da capa e encarte: Teresa Maita e Roberta Asse; assistente de produção: Daniella Rubio; produção e administração: Luana Gorayeb. O DVD tem 144 minutos de duração. Edição bilíngüe com encarte e legendas em inglês.


3 comentários:

Fernanda disse...

Oi Anibal, muito interessante seu blog. Muito mesmo, parabéns. Já coloquei um link no meu. (http://sertaopaulistano.blogspot.com), e já assinei seu feed. Espero aprender muito aqui, e que possamos trocar muitas informações. Abraço, Fernanda

Cacai Nunes disse...

Olá Anibal

Indiquei o Blog Resistências culturais ao Prêmio Dardos.

Veja a postagem em: http://acervoorigens.blogspot.com/2009/02/premio-dardos.html

Parabéns pelo excelente trabalho e continue assim !

Abs
Cacai

T.Lacerda disse...

Ei, ANIBAL!

Vim "aqui" de novo!
Muito legal! Parabéns!
Um abraço,
Teresinha Lacerda