quinta-feira, 10 de julho de 2008

HEITOR VILLA LOBOS - BACHIANAS Nº 5 - DIVINOS

Hoje, ao acordar, coloquei para tocar a música Bachiana nº 5 - Cantilena. Sempre que ouço esta música capto intensamente a beleza e o encantamento que me levam a conexão com a força Divina, e me dei conta que deveria falar desse Mestre da Música Brasileira. Vamos lá:


Heitor Villa-Lobos nasceu em 05/03/1887, na então capital federal, Rio de Janeiro/RJ.


Uma das figuras mais importantes da história da música no Brasil. Conheceu a obra de Bach, quando criança, através de seu pai. Posteriormente, residiu com a família no interior do Estado do Rio e de Minas Gerais, entrando em contato com as modas caipiras e tocadores de viola. De volta ao Rio de Janeiro, interessou-se pelos "chorões", músicos que tocavam em festas e durante o carnaval, levando-o a estudar violão.


Percorrer o Brasil, pesquisando a temática da música popular - cantigas de viola, reisados, frevos, quando coletou mais de 1.000 temas folclóricos.


Faleceu em 17/11/1959, no Rio de Janeiro/RJ, deixando cerca de 1.500 peças, nos mais diversos gêneros e para as mais diversas formações instrumentais e vocais. No ano seguinte, foi fundado, em sua homenagem, o Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, o endereço do sítio está nos linkes favoritos - Confira.


Quem quiser ficar encantado(a):


ou ainda:


Há também o filme VILLA LOBOS - UMA VIDA DE PAIXÃO, que é uma cinebiografia do Maestro Villa Lobos, levada às telas pelo diretor Zelito Viana.

Nenhum comentário: