quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NOEL ROSA - FEITIO DE ORAÇÃO -


NOEL ROSA veio ao mundo em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, RJ, há exatos 98 anos.

Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe - era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo maravilhados. Com o tempo, adotou o violão, instrumento que seu pai tocava.

Franzino e debilitado desde muito cedo, dona Marta vivia preocupada com o filho, pedindo-lhe que não se demorasse na rua e que voltasse cedo para o lar. Tomando conhecimento, certa ocasião, que Noel iria à uma festa em um sábado, escondeu todas as suas roupas sociais. Quando seus amigos chegaram para apanhá-lo, Noel grita, de seu quarto: "Com que roupa?" - no mesmo instante a inspiração para seu primeiro grande sucesso, gravado para o carnaval de 1931, onde vendeu 15.000 discos!

Curso a faculdade de medicina mas a única coisa que isso lhe rendeu foi o samba "Coração" - ainda assim com erros anatômicos. O Brasil perdeu um médico, por outro lado foi contemplado com um dos maiores sambistas de todos os tempos.

A genialidade era latente, de cenas do cotidiano extraía até de desavenças motivo para composição dos sambas. Wilson Batista, também um grande sambista contemporâneo de Noel, havia composto um samba chamado "Lenço no Pescoço", um ode à malandragem, muito comum nos sambas da época. Noel, que nunca perdia a chance de brincar com um bom tema, escreveu em resposta "Rapaz Folgado"

(Deixa de arrastar o seu tamanco / Que tamanco nunca foi sandália / Tira do pescoço o lenço branco / Compra sapato e gravata / Joga fora esta navalha que te atrapalha).

Wilson Batista, contrariado, compôs "O Mocinho da Vila, criticando o compositor e seu bairro. Noel respondeu poeticamente, com a fantástica "Feitiço da Vila". A briga já era um sucesso, todo mundo acompanhando. Wilson retorna com "Conversa Fiada" (É conversa fiada / Dizerem que os sambas / Na Vila têm feitiço) . Foi a deixa para Noel compor um dos seus mais famosos e cantados sambas, "Palpite Infeliz". Wilson Batista, ao invés de reconhecer a derrota, fez o triste papel de compor "Frankstein da Vila" , sobre o defeito físico de Noel. Noel não respondeu. Wilson insistiu compondo "Terra de Cego". Noel encerra a polêmica usando a mesma melodia de Wilson nessa última música, compondo "Deixa de Ser Convencido".


Noel Rosa era tímido e recatado. Sem dinheiro, vivia às expensas de poucos trocados que recebia de suas composições e do auxílio de sua mãe. O dinheiro que ele ganhava era destinado com a romântica vida boemia, com as mulheres e com a bebida. Noel morreu no Rio de Janeiro, em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, vitimado por um crônico pulmonar que resultou em Tuberculose.


No Samba FILOSOFIA: deixou eternizada a sentença que ainda se cumpre, lamentavelmente, pelos quadrantes desse país:


“Quanto a você / Da aristocracia / Que tem dinheiro / Mas não compra alegria / Há de viver eternamente / Sendo escrava desta gente / Que cultiva hipocrisia”


NOEL ROSA, PRESENTE!!!!!!!!!!!!

Assista ao recente filme baseado na vida do Sambista e Boêmio NOEL ROSA: NOEL, Poeta da Vila.


Nenhum comentário: