sábado, 11 de outubro de 2008

11/10/1908 - 2008 CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MESTRE CARTOLA

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro 11 de outubro de 1908Rio de Janeiro, 30de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e poeta brasileiro.
Era um dos sambistas que compunham a velha-guarda da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, sendo considerado o responsável tanto pela escolha do nome, como das cores adotadas pela Escola (verde e rosa). A escolha das cores foi uma homenagem ao seu amado Fluminense, clube de futebol do Rio de Janeiro que utiliza-se de combinações mais sóbrias das mesmas cores (grená, verde escuro e branco).
Cartola compôs, sozinho ou com parceiros, mais de quinhentas canções, como "
As Rosas Não Falam", "Alvorada", "O Mundo é um Moinho" e "O Sol Nascerá", tendo sido esta última regravada mais de 600 vezes. Suas canções são musicalmente bastante elaboradas e suas letras têm uma carga poética muito forte.

CORRE E OLHE O CÉU -

Autoria: Cartola

Linda! / Te sinto mais bela / E fico na espera / Me sinto tão só / Mas! O tempo que passa / Em dor maior / Bem maior... / Linda! / No que se apresenta / O triste se ausenta / Fez-se a alegria / Corra e olhe o céu / Que o sol vem trazer / Bom dia / Aaai! / Corra e olhe o céu / Que o sol vem trazer / Bom dia... / Linda! / Te sinto mais bela / Te fico na espera / Me sinto tão só / Mas! / O tempo que passa / Em dor maior / Bem maior... / Linda! / No que se apresenta / O triste se ausenta / Fez-se a alegria / Corra e olhe o céu / Que o sol vem trazer / Bom dia / Aaai! / Corra e olhe o céu / Que o sol vem trazer / Bom dia... "

Com idêntica beleza, temos o legado:

"ALVORADA

Alvorada
Lá no morro que beleza
Ninguém chora não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo é tão lindo
É tão lindo
E a natureza sorrindo
Tingindo, tingindo
Você também me lembra a alvorada
Quando chega iluminando
Meus caminhos tão sem vida
E o que me resta é bem pouco
Quase nada
Do que ir assim vagando
Numa estrada perdida "

Parabéns CARTOLA. E o nosso muito obrigado pelas canções que ficarão em nossos corações por gerações e gerações, na eternidade.

Nenhum comentário: